O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:

– Aplicar os conceitos de pressão, temperatura, transferência de calor e vapor saturado e superaquecido, nos diversos tipos de caldeiras para garantir o funcionamento seguro do equipamento.

– Identificar caldeiras Flamotubulares, Aquatubulares, Mistas e Elétricas, suas características, seus combustíveis e aplicações, visando garantir o entendimento do processo, construindo conhecimento para a operação segura desses equipamentos.

– Identificar e fazer uso recomendado dos instrumentos e dispositivos de controle de caldeira, seguindo as recomendações do manual da caldeira, visando a uma operação segura.

– Operar caldeiras de acordo com os parâmetros e recomendações dos fabricantes, visando estabelecer práticas seguras de operação.

– Realizar a análise de combustão com equipamentos para este fim, visando verificar se a caldeira está trabalhando de forma eficiente e segura.

– Tratar a água utilizando produtos químicos para evitar a presença de impurezas no equipamento.

– Reconhecer os procedimentos essenciais de manutenção, visando à garantia do funcionamento eficiente e seguro de caldeiras.

– Reconhecer e atuar de forma adequada em situações de riscos de explosão e outros riscos, por meio da observação atenta de medidas constantes de controle e prevenção que geram segurança à operação da caldeira e evitando que ocorram explosões e lesão nos operadores.

– Aplicar a legislação específica recomendada, com o objetivo de evitar acidentes e doenças e a emissão de afluentes atmosféricos fora de padrões.

Panorama de mercado

A NR-13 tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para operação, manutenção, tratamento de água e inspeção de caldeira, bem como capacitação de operadores, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com estes equipamentos.

Essa norma define que caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo (item 13.1.1, NR 13).

Conteúdo programático:

Tipos de caldeira, riscos de explosões, superaquecimento, choques térmicos, defeitos de madrilhagem, falhas em juntas soldadas, corrosão, elevação de pressão, riscos de acidentes e riscos à saúde, conclusões e medidas de segurança.

Carga Horária: 40 horas