Soldador processo: MIG/ MAG:

O uso do processo MIG/MAG está cada vez mais freqüente, sendo atualmente o método mais utilizado na Europa Ocidental, Estados Unidos e Japão. Isto ocorre, entre outras coisas, devido sua elevada produtividade e facilidade de automação. Pode-se afirmar que a flexibilidade é a principal característica do processo MIG/MAG, pois permite soldar aços de baixa liga, aços inoxidáveis e alumínio, em espessuras a partir de 0,5 mm, em todas as posições de soldagem. O MIG/MAG é um processo de soldagem compatível com todos os requisitos de proteção ambiental.

 

Soldador processo TIG:

Soldagem TIG pode ser utilizada em uniões que requeiram peças soldadas de altíssima qualidade e na soldagem de metais altamente sensíveis a oxidação (como p. ex.: titânio e alumínio).

Seu uso mais freqüente é em aços resistentes ao calor, aços inoxidáveis e alumínio.

 As maiores vantagens do processo TIG são estabilidade e concentração do arco elétrico, o que significa poder utilizá-lo em todas as posições de soldagem e tipos de junta, além do bom aspecto do cordão de solda (acabamento suave e liso). Além disso, este método de soldagem se caracteriza também pela ausência de respingos e escórias (o que evita trabalhos posteriores de limpeza) e por sua aplicabilidade em espessuras mais finas (a partir de 0,3 mm). A soldagem TIG pode ser utilizada com ou sem material de adição.

 

Soldagem Eletrodo Revestido:

O processo de soldagem por eletrodos revestidos é um dos mais antigos e utilizados em todos os segmentos que necessitem de solda de produção e manutenção.

Neste curso, você aprenderá os fundamentos deste processo, suas principais características, a classificação dos eletrodos, os equipamentos utilizados e técnicas específicas.

Conteúdo programático:

Segurança, higiene, física, química aplicada à soldagem, condições térmicas, revestimento por soldagem e soldagem por fusão utilizando de aulas teóricas e práticas com equipamentos de acordo com o processo de soldagem.

Carga Horária: 40 horas cada processo.